Enem 2018 Inscrições

Enem 2018: Criado pelo Governo Federal em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) evolui a cada ano. Antes, sua finalidade era apenas avaliar o desempenho dos concluintes da educação básica, mirando uma melhoria na qualidade do ensino. No entanto, a partir de 2009 ele se tornou o principal meio de acesso e permanência na graduação superior em nosso país.

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e organizado em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enem oferece várias oportunidades a seus participantes: vagas em instituições públicas do ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), bolsas em faculdades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos), auxílio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), intercâmbio no Ciência sem Fronteiras e, se for o caso, obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Quando será o período de inscrições do Enem 2018?

enem 2018 inscriçõesO cronograma do Enem 2018 deverá seguir a mesma ordem dos anos anteriores. O edital do Exame costuma ser divulgado no fim de abril e as inscrições acontecem no mês de maio. A inscrição para o Enem 2016 será feita exclusivamente via internet, no portal do Inep. Quem perder o prazo também perderá a chance de participar das provas do respectivo ano.

Ao se inscrever, o candidato precisa informar alguns dados pessoais (nome completo, RG, CPF, endereço) e escolher o município do local de provas do Enem 2018. A taxa de inscrição do Enem 2018, custará R$ 63,00. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento. Membros de famílias de baixa renda poderão pedir isenção no Enem 2016 preenchendo um formulário socioeconômico, durante a inscrição, a fim de declarar carência.

O Exame será aplicado nas tardes de sábado e domingo de um dos últimos finais de semana do mês de outubro, ou início de novembro. As provas terão, além da redação, 180 questões (90 por dia) divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. As duas primeiras serão aplicadas no sábado e as duas últimas, junto da redação, no domingo. As provas terão início às 13 horas, com duração de 04 horas e 30 minutos no primeiro dia e de 05 horas e 30 minutos no segundo.

O gabarito do Enem 2018 será publicado em até três dias úteis após o término das provas. As respostas oficiais estarão disponíveis no portal do Inep. A expectativa é de que o resultado do Enem 2018 seja divulgado no fim de dezembro ou início de janeiro. Com as notas em mãos, caberá a cada participante decidir em que caminho prosseguir.

Para mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, continue visitando nosso site e curta o Enem no facebook!

Avalie esse post
Avalie nosso Conteúdo⬇