Enem 2018 on-line e mais de uma vez por ano

Novidades: Enem 2018 on-line e mais de uma vez por ano! Logo nos primeiros dias de seu trabalho, o novo ministro da Educação, Cid Gomes, surpreendeu a todos com uma notícia. Durante seu período à frente do Ministério da Educação (MEC), o ministro pretende adotar uma prova on-line do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, ele anseia que as provas sejam aplicadas mais de uma vez ao ano.

Logo em sua primeira semana de trabalho, Cid Gomes já prometeu levar à presidente Dilma Rousseff novas ideias que visam grandes mudanças no Enem 2018. A primeira delas é terminar com a realização das provas em um único final de semana do ano. Para isto, a proposta é de ampliar ainda mais o banco de questões a fim de proporcionar uma abertura de dias onde os alunos poderão ir aos locais determinados para fazer o Enem on-line.

Versão on-line do Enem pode ser implantada em 2018

enem-2018Caso a proposta do ministro seja aceita, podemos ter o Enem 2018 on-line. Desta forma, as provas de papel seriam extintas e dariam espaço a computadores conectados ao banco de questões. De acordo com Cid Gomes, “cada aluno faria uma prova diferente, com escolha aleatória das questões”. Uma metodologia semelhante é utilizada nos Estados Unidos, com o SAT, uma espécie de Enem americano.

Na versão on-line do Enem 2018 os estudantes teriam oportunidade de fazer quantas edições quisessem. Assim, as instituições de ensino superior indicariam quais versões seriam aceitas em seus processos seletivos. O ministro defende a ideia de o Governo Federal bancar a primeira aplicação, ficando o desembolso das demais a cargo dos participantes.

Na época em que Fernando Haddad foi ministro da Educação do governo Dilma, surgiu a proposta da realização de duas edições do Enem durante o ano, uma para cada semestre. Entretanto, a ideia não foi à frente. As propostas visam aumentar as chances dos estudantes se ingressarem no ensino superior, diminuindo a pressão que fica sobre um Exame único.

Para mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, continue visitando nosso site e curta o Enem no facebook!

Avalie esse post
Avalie nosso Conteúdo⬇