Prouni 2018 Programa Universidade para Todos

Tudo sobre o Prouni 2017: O Programa Universidade para Todos foi criado no ano de 2004 pelo Governo Federal com objetivo de conceder bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes em instituições privadas de ensino. Os interessados em participar do Prouni 2017 não podem possuir um diploma de ensino superior. Para concorrer às bolsas integrais o participante terá que possuir uma renda familiar bruta mensal de um salário mínimo por pessoa. Para os bolsistas parciais a renda terá que ser de até três salários mínimos por pessoa.

Os candidatos terão que participar do Enem 2016 alcançando uma nota superior ou igual a 450 pontos e não zerar a redação para poder se inscrever no Programa Universidades para Todos (Prouni). As inscrições do Prouni 2017 serão feitas exclusivamente pela Internet no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/ tendo apenas que informar o número da inscrição e a senha do Enem. Quem não possuir computador acesso à Internet em casa, poderá comparecer na instituição que gostaria de cursar e se inscrever utilizando os computadores do estabelecimento. No decorrer da inscrição do Prouni 2017 o candidato poderá escolher até dois cursos, instituição, turno e forma de bolsa, mas estas escolhas serão de acordo com o perfil do participante. O programa possui apenas uma chamada regular. O prazo para alterar as opções de curso será apenas no decorrer das inscrições sendo válida a última opção feita.

Selecionados do Prouni 2017

Prouni 2018 Programa Universidade para Todos

Após o encerramento das inscrições, os participantes serão pré-selecionados de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão efetivadas duas chamadas de acordo com o curso escolhido, os candidatos que forem selecionados terão que comparecer com os seguintes documentos:

  • Identidade do participante e dos membros do grupo familiar;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimento;
  • Comprovante de divórcio ou óbito dos pais, caso seja;
  • Comprovante de pagamento alimentícia; para aqueles que possui este caso;
  • Comprovante do Ensino Médio (Histórico);
  • Comprovante de professor da educação básico, caso seja optado;
  • Comprovante de deficiência, quando for o caso.

O interessado que não for selecionado nas duas chamadas regular, poderá manifestar o interesse na lista de espera do Prouni 2017. As instituições utilizam a lista para o preenchimento de vagas não alocadas. Para manifestar interesse basta se inscrever na página do Prouni 2017 após a divulgação dos resultados.

Renda e Requisitos do Prouni 2017

Para calcular a renda salarial bruta do grupo familiar basta somar a renda bruta do grupo e dividir pela quantidade de pessoas. Aqueles que alcançarem até um salário e meio poderão solicitar a bolsa integral. Aqueles cuja renda for maior que um salário de meio e menor que três poderão participar das bolsas parciais.

O Prouni utiliza a nota do Enem como desempate, sendo o primeiro critério a nota alcançada na redação. Permanecendo o empate, os critérios seguintes são maior nota alcançada na matéria de Linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota em Matemática e suas tecnologias; maior nota Ciências da Natureza e suas tecnologias e, por último, a maior nota em Ciências Humanas e suas tecnologias.

Para mais informações sobre o Programa basta curtir e compartilhar a página do Facebook do Prouni 2017.

Avalie esse post
Avalie nosso Conteúdo⬇