Sisu 2017 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

O Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada) foi criado pelo Ministério da Educação para seleção de inscritos que poderem adentrar nas faculdades públicas com ensino superior, que vão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como exclusiva característica seletiva. E a seletiva é administrada pelo Sistema em relação a nota que o candidato teve na prova do Enem. No sítio, os inscritos poderão consultar as vagas disponíveis, observando as universidades e os seus próprios cursos orientados.

As faculdades públicas com ensino superior no Brasil fazem a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada. E muitos alunos estão sentindo o peso na dificuldade em usar o programa e a escolha da faculdade em que querem fazer o curso.

Logo abaixo prescrevi as principais dúvidas de como funciona todo o sistema.

Como se inscrever no Sisu 2017

sisu 2017

Ao acessar o site do SISU 2017, além das informações obrigatórias, os candidatos devem fornecer informações pessoais e também quais as opções de curso que desejam aplicar para uma vaga no Sistema. Duas opções de curso devem ser informadas, de acordo com a ordem de preferência do candidato. O período de inscrição para participar no SISU deve ser de três a quatro dias, período durante o qual existe a possibilidade de os candidatos que acompanham a nota de corte (marca mínima exigida para obter a vaga), durante este período pode ser feito Alterações em curso Opções. A seleção é baseada nas notas dos candidatos que participaram dos Exames da Escola Nacional – Enem 2017.

Após o período de registro, apenas uma chamada será feita para divulgar os resultados dos participantes. O dado em que o resultado será anunciado ainda não foi reportado no site do SISU. Após a divulgação, os candidatos contemplados terão três dias para procurar a instituição de ensino superior para efetuar a inscrição no curso em que foram contemplados.

O sistema disponibiliza cada ano dois processos seletivos, uma no começo do primeiro semestre no ano e outra no começo do segundo semestre.

Para participar da inscrição é simples e fácil só basta ter em mãos o login e a senha do Enem 2016.

Utilizando outras senhas cadastradas do Enem que não forem a de 2016 não terá como participar nesta edição.

Pela pagina oficial do programa completo e assim você terá acesso imediato para inscrição.

Acesse para efetuar a inscrição no site oficial

Confira também:

Nota de Corte

notas-de-corte-sisu-2017-minMonitorar ou consultar as notas de corte Sisu 2017 é a melhor maneira para que os alunos aumentem suas chances de conseguir um dos lugares disponíveis no sistema. Até às 11:59 horas do último dia do período de inscrição, os alunos podem mudar suas opções de curso se notarem que sua nota no Enem 2016 não foi suficiente para as opções de curso relatadas.

Nesta edição a novidade é que o MEC disponibilizou um aplicativo para tablets e smartphones para que os alunos possam consultar as vagas oferecidas em Sisu 2017. O aplicativo está disponível para download no site da Sisu.

A nota de corte não serve de garantia para a vaga na seleção concorrida, serve apenas para monitorar a inscrição como também  auxilio e referência.

O SISU 2017 não traz o resultado em tempo real, e sim uma nota de corte que muda variavelmente com a nota do inscrito.

E só sera disponibilizada a nota pelo sistema a partir do segundo dia após a inscrição.

Clique aqui para ver as Notas de Corte

Resultado

resultado-sisu-2017-minOs alunos selecionados no curso de primeira opção devem enviar seus registros acadêmicos diretamente à instituição educacional nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Para isso, é necessário observar os procedimentos e documentos para registro do Sisu 2017, informados em anúncios públicos das próprias instituições.

Aqueles que aprovarem o segundo curso de opção também poderão registrar-se normalmente, mas ainda terão a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2016, até às 23h59 (Brasília / DF) no dia 29 (sexta-feira) Página do programa.

A lista de espera é acessível somente aos candidatos que não foram selecionados no primeiro curso de opção. Além disso, o aluno só pode participar da lista se se matricular no mesmo curso. A matrícula dos inscritos será realizada pelas instituições de ensino, sendo a única responsabilidade do aluno seguir as chamadas, tendo em conta os prazos, procedimentos e documentos necessários para a inscrição.

No tópico dos candidatos na página do SISU você encontra todos os resultados e também nas instituições que participam do projeto e na Central de Atendimento do MEC pelo tel: 0800-616161

Leia também:

Cronograma

Após o anúncio dos resultados das chamadas do cronograma oficial que foram selecionadas de acordo com as vagas oferecidas no SISU 2017 de acordo com as opções feitas, os contemplados devem frequentar as respectivas instituições de ensino superior para se inscrever, confirmando a ocupação da vaga. Os candidatos não contemplados têm a possibilidade de participar na Lista de Espera que oferece vagas na convocação regular, para participar simplesmente mostrar interesse no endereço eletrônico do Sistema dentro do prazo estipulado no cronograma SISU 2017 estará disponível em breve.

Sisu 2017 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma
3.88 (77.5%) 16 votes
Avalie nosso Conteúdo⬇